domingo, 26 de março de 2017

Não seja o pato da bolsa de valores

Escritor: Marcelo Montandon Jr

Edição Digital, Kindle

A razão pela qual a bolsa de valores não atrai os pequenos investidores no Brasil é única: ignorância. As pessoas desconhecem o significado do mercado de capitais para o país.

Acreditam que é um antro de pecados e malfeitores. Os que se aventuram, quase sempre perdem o dinheiro investido e propagam a mesma ideia. Fuja deste paradigma!

O mercado de ações é vital para o desenvolvimento de um país. Lá, as empresas buscam dinheiro a baixo custo, sem juros, para novos investimentos, no intuito de aumentar os negócios, gerando lucro para os acionistas, criando empregos, pagando melhores salários e aumentando arrecadação tributária. Um ciclo virtuoso em que todos ganham.

O pequeno investidor ganha duplamente, com o crescimento da empresa e com a participação nos lucros. Contudo, o investidor precisa fazer a sua parte. Disciplina, conhecimento e dedicação são imprescindíveis. Não há outro caminho. Fuja das falácias do dinheiro fácil no curto prazo. Não caia nessa, é fria.

Outro ponto importante: seja sócio das boas empresas e das grandes ideias. Não seja sócio das dívidas e da má gestão. É preciso selecionar as melhores companhias.

Este livro tem o objetivo único de mostrar ao pequeno investidor iniciante os caminhos corretos e mais curtos para o sucesso, evitando as numerosas armadilhas do mercado. A minha trajetória foi muito difícil. Este é meu nono ano no mercado acionário, de amador a profissional. Atualmente sou um investidor qualificado e analista profissional CNPI-T, mas mesmo assim, a minha vontade em repassar os ensinamentos do dia a dia para os meus leitores é muito grande, o que me faz continuar a escrever sobre o tema.

Tenho a convicção de que após a leitura deste livro você terá mais subsídios e segurança para enfrentar o mercado de ações. Mas, não se esqueça: não existem dicas milagrosas e nem receitas fantasiosas. É preciso muita dedicação e paciência. O êxito somente acontecerá no longo prazo.